×

Pau da Bandeira 2017 com Novidades

Pau da Bandeira em Barbalha

Pau da Bandeira 2017 com Novidades

Pau da Bandeira é sinônimo de questões religiosas e culturais e que está enraizada entre as tradições mais fortes da região do Cariri

Pau da Bandeira já é uma tradição tão forte entre o povo do Cariri que vem se espalhando e aumentando suas fronteiras ano após ano. Diversas emissoras de televisão, algumas delas com proporções nacionais dedicaram equipes e repórteres importantes para cobrir os festejos.

Os festejos do padroeiro da cidade de Barbalha, Santo Antônio, começam no próximo dia 28 com a Festa do Pau da Bandeira, cortejo tradicional que arrasta centenas de pessoas ao lado do mastro que é erguido na praça principal com a bandeira de Santo Antônio.

Mas antes do cortejo existe a tradições do corte do pau da bandeira, que já aconteceu, no sítio Flores, zona rural do município. Com 26 metros de comprimento, 1,15m de circunferência e pesando cerca de duas toneladas, o tronco foi levado para um local chamado de “cama do pau” para perder peso e umidade e em seguida ser transportado até o Centro de Barbalha no dia da festa.

A divulgação do evento começou com uma ação no Cariri Garden Shopping, onde a réplica do mastro está exposta em um corredor decorado com os símbolos da festa. Uma das atrações do Pau da Bandeira deste ano será o desfile do bloco da Terreirada Cearense, puxado por Geraldo Junior.

A concentração será a partir das 13h na casa de Socorro Luna, a solteirona mais famosa do Brasil.

Saiba mais sobre a Festa de Santo Antônio de Barbalha, também conhecida como Festa do Pau da Bandeira

É uma festividade popular anual da cidade de Barbalha. Suas origens remontam ao ano de 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio.

Desde então, o carregamento do mastro hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo (que se estendem até o dia 13 de junho, data em que é homenageado Santo Antônio de Lisboa), tendo adquirido um caráter carnavalesco que lhe distingue de outras celebrações similares na região do Cariri cearense.

Pau da Bandeira no Cariri Garden Shopping
Pau da Bandeira no Cariri Garden Shopping

Os encarregados pela derrubada, translado e hasteamento do mastro são seguidos de perto por uma multidão de foliões, que dançam ao som de banda cabaçais ou de outros ritmos. No percurso, o consumo de alimentos e bebidas alcoólicas é frequente, e os solteiros, em especial as mulheres, são incitados a tocarem no mastro, ou mesmo sentar-se nele e ingerir o chá de sua casca, a fim de conseguirem casamento. O cortejo se encerra com o hasteamento da bandeira, em frente à Igreja Matriz de Barbalha, que é celebrado com preces e pirotecnia.

Desde 1973, data em que o poder público municipal passou a explorar o potencial turístico da festividade, a festividade tem atraído um número crescente de participantes. Para além do carregamento espontâneo do mastro, bandas e cantores populares se apresentam publicamente nas ruas da cidade entre o dia do cortejo até o dia 13 de junho, além de quadrilhas juninas e outras expressões artísticas.

Fontes: Wikipedia e Cariri Atual

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*