×

Corpus Christi – O Milagre de Bolsena

corpus-christi

Corpus Christi – O Milagre de Bolsena

Neste feriado prolongado onde muitos aproveitam para renovar sua fé, reencontrar familiares distantes, mas poucos conhece a história que origina a festa de Corpus Christi.

O MILAGRE QUE DEU ORIGEM À FESTA DE CORPUS CHRISTI
Esse Milagre Eucarístico aconteceu em Bolsena, no ano de 1263 resumidamente ocorreu assim:
Certa vez, o Padre Pedro de Praga, celebrou uma Missa na Cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu então um milagre eucarístico. Da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

Saiba detalhes do Milagre Belsano
Saiba detalhes do Milagre Bolseno

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão.

Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia. Quando o Papa encontrou os fiéis caminhando na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o papa morreu em seguida, menos de um mês depois da publicação da bula Transiturus. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia, na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. Em Roma, é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim”. Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

Ainda hoje se conservam, em Orvieto, os corporais onde se apóia o cálice e a patena durante a Missa. Também se pode ver a pedra do altar em Bolsena, manchada de sangue.

Comments (1)

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*