×

Candeias é a Luz, Festa para Nossa Senhora

candeias

Candeias é a Luz, Festa para Nossa Senhora

Candeias é a Luz de muitos fiéis que aproveitam a festa em sua homenagem para poder agradecer e renovar a fé pela Nossa Senhora

Candeias – A origem da devoção à Senhora das Candeias, da Luz, ou da Candelária, ou da Purificação ( todos estes nomes designam a mesma Nossa Senhora), tem o seu começo na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora.

Esse acontecimento ocorreu quarenta dias após o seu nascimento. Portanto, sendo celebrada no dia 2 de Fevereiro.

José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, ter-lhes-ia dito:

Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo (Lucas, 2, 29-33).

Com base na festa da Apresentação de Jesus, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão, que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora das Candeias, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o fato.

Aparência

candeias
Nossa Senhora das Candeias

A Virgem das Candeias ou Luz apareceu em uma praia na ilha de Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha) em 1400. Os nativos guanches da ilha ficaram com medo dela e tentaram atacá-la, mas suas mãos ficaram paralisadas. A imagem foi guardada em uma caverna, onde, séculos mais tarde, foi construído o Templo e Basílica Real da Candelária (em Candelária). Mais tarde, a devoção se espalhou na América. É santa padroeira das Ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária.

Continuação da Matéria

Como o conteúdo é grande e a Nossa Senhora das Candeias merece nossa homenagem iremos publicar essa matéria em duas partes. A segunda parte você confere neste sábado dia 31/01/2017

Fonte: Santuário Nacional – Nossa Senhora Aparecida

 

Comments (1)

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*